O grupo palestino Hamas confirmou nesta quarta-feira (08/10) que a primeira fase de um acordo com Israel para encerrar a guerra em Gaza foi alcançada.
De acordo com a CBS, parceira da BBC nos EUA, o Hamas afirmou que o acordo "encerrará a guerra em Gaza, garantirá a retirada completa das forças de ocupação, permitirá a entrada de ajuda humanitária e implementará a troca de prisioneiros".
O Hamas agradeceu ao Catar, Egito, Turquia e ao presidente dos EUA, Donald Trump, por seus esforços de mediação.
O Hamas também pediu que Trump e outras autoridades internacionais garantam "que o governo de ocupação israelense cumpra integralmente os termos do acordo".
"Jamais abandonaremos os direitos nacionais do nosso povo até que a liberdade, a independência e a autodeterminação sejam alcançadas", acrescentou o Hamas.