Para captar água da chuva, proprietários instalaram calha.
Tudo que é consumido pela família é produzido no sítio.
Reaproveitamento, sustentabilidade, pouca produção de lixo, tijolos ecológicos e captação de água da chuva. Tudo isso é feito por Eudayr Alves Moreira e Mariluzia Fraga em Santa Teresa, município da região Central Serrana do Espírito Santo. O casal construiu uma casa em equilíbrio com a natureza. Para os dois, viver em equilíbrio com a natureza é um sonho e um projeto de vida em comum.
A casa do casal foi construída com aproximadamente 40 mil tijolos feitos com a terra do barranco da própria propriedade. "Nós fizemos a análise da terra em vários trechos do sítio e a mais apropriada foi a terra desse barranco, pois apresentava a liga e a rigidez que o material exige. Além do reaproveitamento de material, nós ainda economizamos recursos com a obra. A construção da residência custou cerca de R$ 70 mil e, se fôssemos fazer com material de construção comum, não sairia por menos de R$ 100 mil", explicou o médico Eudayr Alves Moreira.
Para captar a água da chuva, Moreira e Mariluzia ainda instalaram uma calha do lado de fora da casa. A água vai direto para um reservatório com capacidade para armazenar 27 mil litros e é utilizada para regar as plantas do propriedade. Além disso, tudo que é consumido pela família é produzido no sítio. "Realmente é muita facilidade, eu colho couve, rúcula, laranja e outros produtos usados para fazer o almoço e o jantar. É uma praticidade enorme", contou a professora Mariluzia Fraga.
Casa foi construída com 40 mil tijolos ecológicos.
Tags
Cidade