Com gols-relâmpago, Rep. Tcheca bate a Grécia e embola o Grupo A.


Depois de ser goleado pela Rússia na estreia, time tcheco surpreende os gregos e conquista primeira vitória na Eurocopa, em reedição de semi


Dessa vez, deu República Tcheca. Não era uma semifinal, como em 2004, mas sim “apenas” um jogo de primeira fase, válido pela segunda rodada do Grupo A da Eurocopa 2012, mas os tchecos surpreenderam com dois gols em cinco minutos e venceram a Grécia, campeã há oito anos, por 2 a 1, em Breslávia, na Polônia.
Goleada pela Rússia na estreia da competição européia, a República Tcheca foi a três pontos no Grupo A, enquanto a Grécia segue com apenas um, do empate com a anfitriã Polônia na primeira rodada. Rússia (3) e Polônia (1) duelam às 16h desta terça-feira, no estádio Nacional, em Varsóvia.
Na última rodada da chave, no próximo sábado, as duas partidas serão às 15h45 (horário de Brasília). Em Varsóvia, a Grécia encara a Rússia, no estádio Nacional. E a República Tcheca pega a Polônia, em Breslávia. O GLOBOESPORTE.COM, o SporTV.COM e o SporTV transmitem as partidas ao vivo.
pilar grécia x república tcheca (Foto: Reuters)Pilar (14) completa para o gol e marca o segundo da República Tcheca.
Pressão Tcheca
Na primeira rodada da Eurocopa, a Grécia arrancou um empate heróico diante da Polônia. Por outro lado, a República Tcheca sofreu uma goleada de 4 a 1 da Rússia. Diante desse retrospecto, nada mais natural do que imaginar que os gregos entrariam em campo mais animados do que os tchecos.
Mas a imprevisibilidade do futebol se fez presente mais uma vez. E com cinco minutos de partida, a República Tcheca já vencia por 2 a 0. A defesa grega vacilou aos dois minutos, e Jiracek rolou para o gol após passe de Hübschman. Depois, aos cinco, Selassie avançou pela direita, cruzou e Pilar completou.
Com a vantagem construída de forma relâmpago e um sistema forte de marcação, a República Tcheca minou qualquer chance de reação dos gregos. Aos 23 minutos, para piorar, o goleiro Chalkias sentiu lesão muscular e deixou o gramado para a entrada de Sifakis, que salvou a Grécia com bela defesa em chute de Rosicky.
Somente nos minutos finais do primeiro tempo é que o time grego, tentando jogadas pelas pontas, começou a melhorar. Fez até gol, mas foi anulado corretamente. Fotakis desviou para o gol após cruzamento da direita, mas o árbitro assinalou impedimento. Não houve sequer reclamação.
Petr Jiracek comemora gol da Rep. Tcheca contra a Grécia (Foto: Reuters)Jiracek, autor do primeiro gol dos tchecos, comemora com os companheiros.
Grécia tenta, mas...
A Grécia, que terminou o primeiro tempo em evolução, voltou para a etapa final com uma postura mais ofensiva. E deu certo. Logo de cara, o time do técnico Fernando Santos mostrou que daria trabalho à República Tcheca. Os gregos só não contavam que teriam a ajuda do experiente goleiro Peter Cech.
Campeão da Liga dos Campeões com o Chelsea recentemente, Cech não segurou bola vinda da intermediária (parecia simples segurá-la) e, atrapalhado também por Sivok, a largou nos pés de Gekas, que completou. O autor do gol entrou no intervalo, no lugar de Fotakis.
A República Tcheca, porém, não se abateu com a falha do seu goleiro e voltou a marcar forte para não ceder à pressão grega. Tentou, é verdade, algumas boas jogadas de ataque. Mas a Grécia tinha o controle da partida na etapa final. Pressionou pelas pontas, pelo meio, nos contra-ataques...
Mas parou na forte defesa tcheca. Com dificuldade de criação, os gregos aos poucos sucumbiram e não conseguiram transforma a boa reação no segundo tempo em empate, como fez no jogo de estreia, contra a Polônia. A República Tcheca, por sua vez, se recupera da goleada para a Rússia no debut.
Fanis Gekas comemora gol da Grécia contra a Rep. Tcheca (Foto: Reuters)Gekas, que fez o gol da Grécia, pega a bola na rede. Reação não rendeu empate.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem