Perua e picape são atualizadas, mas não há planos de nova geração.
Mudanças estéticas não são grandes; destaque é o novo volante.
Linha 2013 de Palio Weekend, Siena e Strada foi apresentada em Recife.
A família Palio se "desmembrou" de vez. Palio Weekend, Strada e Siena EL, cuja linha 2013 foi apresentada na última quarta-feira (13), no Recife, agora formam um núcleo próprio. "São 3 famílias diferentes. Consideramos o novo Palio uma, o Grand Siena outra e esses 3 formam uma terceira", diz o diretor comercial Lelio Ramos, explicando por que esses modelos não surgiram com a "cara" de seus "irmãos" já renovados. A 'família' inteira ganhou novo volante; no caso das
Adventure Dualogic, passa a ser opcional a troca de
marcha e o controle do rádio na direção (Foto: G1)
No exterior, as alterações mais visíveis estão na grade e no para-choque -nas versões "aventureiras" e no Siena, sobretudo. Na frente, os 3 modelos ficaram mais alinhados com a atual identidade visual da Fiat, incluindo a adoção do "bigodinho" que fez fama do Cinquecento: o friso cromado junto ao logotipo.Adventure Dualogic, passa a ser opcional a troca de
marcha e o controle do rádio na direção (Foto: G1)
A maior mudança ficou no lado de dentro. O painel de toda a "família" foi modernizado, com novos grafismos, mas o destaque vai para o volante. Uma mesma moldura central, que abandona o formato de octágono e lembra a do novo Palio, serve a todos, com a possibilidade de acabamentos diversos. A empunhadora também foi melhorada.
Vale a menção de que toda a linha Palio Weekend e a Strada Trekking e a Adventure agora vêm com airbag duplo e freios ABS de série, antecipando o que será obrigatório a partir de 2014. O item já constava na Palio Adventure.
O G1 experimentou esses modelos em um percurso de cerca de 15 km na Grande Recife, no estado onde a Fiat constroi sua nova fábrica.
Grade e para-choque foram alvos das principais mudanças no Palio Adventure (Foto: Arquivo G1/ Divulgação)
Palio Adventure DualogicA versão top da perua com o câmbio automatizado Dualogic, que parte de R$ 53.390, agora tem, por mais R$ 550,00, a troca de marchas ao volante (paddle shifters ou borboletas), o que a deixa mais divertida para quem prefere o modo manual ao automático. Esse opcional inclui controle do rádio na direção e revestimento em couro, e também está disponível para a Strada Adventure.
Strada Trekking 1.6A versão intermediária da Strada, a Trekking, ficou mais esperta com o motor E-torQ 1.6 16V flex, em lugar do 1.4 que a equipava antes. Ele desenvolve 117 cv quando abastecido com álcool -com o bloco anterior a potência era de 86 cv. Assim, a gama da Strada continua sendo a mais completa, com motorização de 1.4 (Working) a 1.8 (Adventure).
Já era também a única compacta a oferecer cabine dupla e agora é a única com esse tipo de cabine em todas as versões de acabamento -ela só faltava à Trekking. Lelio Ramos afirma que a cabine dupla responde por metade do mix de vendas. Mas, há que se dizer, na hora de levar o carona, o espaço para as pernas é bem restrito.
Siena EL 1.0
A frente do Siena EL, que passa a ser chamado apenas de Siena, agora lembra a do Grand Siena, principalmente no para-choque. Mas as comparações param aí. Ao "aposentar" o Siena Fire, essa versão, então intermediária, vai seguir na missão de ser o modelo de entrada entre os sedãs da Fiat, partindo de R$ 28.150, já contando a "forcinha" do desconto no Imposto para Produtos Industrializados (IPI), com motor Fire 1.0 8V flex (75 cv com etanol).
Siena 2013 (à dir) teve mudanças na grade e no para-choque: compare (Foto: Arquivo Fiat/G1)
O preço, no entanto, ainda fica acima de concorrentes como Renault Logan e Ford Fiesta Rocam. Na briga dos 1.0, o Siena tem a seu favor o novo volante, que agora oferece melhor empunhadura em relação ao antigo e é mais agradável ao toque, e o pacote de equipamentos. De série, vem com alerta de limite de velocidade e manutenção programada, computador de bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso), 3 apoios de cabeça com regulagem de altura no banco traseiro, além dos dianteiros, e desembarçador. E, assim como em seus demais "irmãos", adotou o apoio para o pé esquerdo do motorista, que já existia, por exemplo, no Freemont -é "mimo", mas não faz tanta diferença. Siena antigo (à esq) e o novo: maior novidade no interior é o volante (Foto: Arquivo Fiat/G1)
Trio elétrico (vidros dianteiros e travas), ar-condicionado e direção hidráulica permanecem como opcionais. Por mais R$ 2.820 continua sendo oferecido o motor 1.4 (85 cv com álcool). Mas, de novo, vem a sombra da concorrência: o Logan é vendido a partir de R$ 30.490,00 com bloco 1.6.Siena EL 1.0: R$ 28.150
Siena EL 1.4: R$ 30.970
Palio Weekend 1.4: R$ 41.490
Palio Weekend 1.6: R$ 43.360
Palio Adventure 1.8: R$ 51.510
Palio Adventure 1.8 Dualogic: R$ 53.390
Strada Working 1.4 Cabine Simples: R$ 31.490
Strada Working 1.4 Cabine Estendida: R$ 34.540
Strada Working 1.4 Cabine Dupla: R$ 38.440
Strada Trekking 1.6 Cabine Simples: R$ 38.350
Strada Trekking 1.6 Cabine Estendida: R$ 41.150
Strada Trekking 1.6 Cabine Dupla: R$ 45.050
Strada Adventure 1.8 Cabine Estendida: R$ 47.490
Strada Adventure 1.8 Cabine Dupla: R$ 51.490
Strada Adventure 1.8 Dualogic Cabine Dupla: R$ 54.060
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