
O Programa de Ações Sustentáveis para o
Cariri (Pascar) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da
UFCG firmou parceria com a Escola Estadual Presidente Vargas, em
Sumé-PB, para o desenvolvimento de atividades dentro das ações do
programa governamental Mais Educação. Os trabalhos vêm sendo
desenvolvidos pelo estudante de agroecologia do CDSA, Alexandre Limeira
da Silva, que está coordenando as oficinas de jardinagem e viveiros
educativos e apresentando palestras educativas sobre uso sustentável do
solo e compostagem.
Aumentar o tempo de permanência dos alunos
na escola para melhorar o desempenho escolar é o objetivo do Programa
Mais Educação, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada,
Alfabetização e Diversidade (Secad), do MEC. Por meio do projeto, o
ministério vem assessorando escolas com baixo desempenho no Ideb a
ampliar suas jornadas diárias e a reorganizar suas grades curriculares,
oferecendo atividades esportivas, culturais e recreativas em tempo
integral. Além disso, promove a inclusão digital e fomenta debates em
torno do meio ambiente, cidadania e saúde.
“A principal preocupação que norteia a
prática pedagógica dos dois projetos é a participação e o envolvimento
dos estudantes visando a sensibilização para com a conservação da
Natureza, desenvolvendo uma postura crítica e um olhar de afetividade
pela mãe terra”, disse a professora Adriana Meira Vital, coordenadora do
Pascar.
Segundo a diretora da escola, Alcione
Alves de Oliveira, a parceria com o Pascar tem sido muito bem aceita
pelos estudantes que se sentem motivados a participar das atividades das
oficinas organizadas por Alexandre Limeira.
“A ideia da parceria é que o
desenvolvimento das atividades de jardinagem, da implantação das hortas e
dos viveiros, da condução do processo de compostagem, dentre outras,
contribuam para que a escola se torne um espaço atrativo para as
crianças, adolescentes e jovens envolvidos. Dessa maneira o Pascar
cumpre o compromisso de estender suas ações, potencializando as
habilidades de seus membros e capacitando escolares como agentes
multiplicadores das práticas sustentáveis”, conclui Adriana Vital.
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