Escola Solidária do Unipê forma turma de computação


ECS é um projeto social e de inclusão digital que já existe há 13 anos

Neste sábado (1º), a partir das 9h, acontecerá a solenidade de formatura de 62 adolescentes de baixa renda e 19 adultos da Grande João Pessoa, que concluíram o curso de Informática na Escola de Computação Solidária (ECS) do Unipê. A ECS é um projeto social e de inclusão digital que já existe há 13 anos e conta com o apoio de empresas da Paraíba. Na ocasião, os cinco melhores alunos da ECS ganharão computadores reciclados pelo projeto Apoio à Inclusão Digital (AID).
O Unipê também selecionará seis estudantes para trabalhar na instituição, no projeto “Jovem Aprendiz”. A formatura dos alunos com o encerramento do semestre 2012.2 acontecerá no auditório do Espaço Cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), no campus do bairro de Água Fria, na Capital. Segundo a coordenadora da ECS, professora Thayse Christine Souza Dias, foi formada neste semestre a primeira turma de adultos.
“São 62 adolescentes que irão se formar e 19 alunos da nossa primeira turma de adultos da Escola Solidária, sendo 16 funcionários dos serviços gerais e jardinagem do Unipê e três pessoas da comunidade. Tivemos neste semestre 53 monitores, alunos dos cursos da área de tecnologia do Unipê e ex-alunos, todos voluntários”, informou a professora.
A professora Thayse Dias informou que haverá a entrega dos certificados aos concluintes. “Este ano, teremos o encaminhamento dos 14 melhores alunos para serem selecionados no mínimo seis para o Programa ‘Jovem Aprendiz’”, acrescentou.

Como os projetos funcionam
Empresas e pessoas da sociedade em geral doam peças e computadores usados e os estudantes do curso de Computação do Unipê, orientados pelos professores, constroem novas máquinas que vão parar nas mãos de jovens que não têm condições de adquirir um computador. Este é o projeto Apoio à Inclusão Digital do Unipê (AID), que recebe máquinas velhas ou obsoletas doadas pelas empresas e os alunos voluntários transformam o lixo eletrônico em novos equipamentos.
O AID trabalha em sintonia com a Escola de Computação Solidária (ECS), que tem o apoio de vários parceiros.

Incentivo aos jovens
A cada seis meses, são formadas turmas de Introdução à Microinformática, com aulas aos sábados no Unipê e, no final do curso, os melhores alunos da Escola de Computação Solidária recebem computadores doados pelo projeto AID.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem