Rádio Monteiro - Online

Monteiro vai debater implantação de complexo industrial para destinação de lixo

reuniaolixo
A Prefeitura de Monteiro realizou em parceria com a UNEP – União Nordestina de Prefeitos um encontro que contou com a participação da Prefeita Edna Henrique, Vice-prefeito Cajó Menezes, Deputado João Henrique, vereadores e secretários municipais para discutir a implantação de complexo industrial para a recepção, tratamento e transformação na destinação final dos resíduos sólidos urbanos.
A proposta é de agilizar um meio que venha ajudar na destinação do lixo produzido no município, visando a preservação ambiental, como também a geração de produtos e renda para a comunidade local, através de um sistema de aproveitamento do lixo recolhido que possa ser aproveitado para a produção de meios que venham atender a política de meio ambiente.
Para isso, serão promovidos debates dentro da 2ª Conferência de Meio Ambiente que acontecerá na próxima quinta-feira, 25, como também uma audiência pública, como forma de trazer para a discussão as representações da sociedade e a comunidade monteirense.
Durante a reunião um dos representantes da UNEP, o advogado Selemirth Almeida, explanou projeto que deverá ser praticado em algumas cidades brasileiras, através de usina que trabalhará a produção de energia e derivados a partir do lixo recolhido.
Ele acrescentou que as Prefeituras deverão se adequar até o próximo ano a Lei Federal e a parceria do Poder Público com a iniciativa privada será de meio para que soluções possam ser encontradas com a proposta de viabilizar a destinação correta dos resíduos sólidos.
“Os municípios, dentro de uma parceria como esta, terão importantes resultados na preservação ambiental e geração de emprego, pois a proposta é que a iniciativa privada possa instalar um complexo industrial que venha gerar emprego e oportunidades de renda para a comunidade”, concluiu Selemirth.
Além de Monteiro, outros municípios do estado estão dentro dessa proposta de discussão para a implantação de complexo que venha contribuir com a destinação de resíduos sólidos.

0 comentários:

Postar um comentário