Rádio Monteiro - Online

Campanha de vacinação contra brucelose é lançada no município de Prata

Evaldo Costa reafirma candidatura e lamenta boatos sobre sua desistência
A Prefeitura Municipal da Prata, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, e com a parceria da EMATER, lançou a campanha de vacinação contra brucelose no município. Foi realizada uma reunião na Quadra da Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes de Menezes com produtores rurais do município, falando de como combater e controlar a brucelose, doença que traz muitos prejuízos para o rebanho bovino.

O secretario Genivaldo Fernandes apresentou a médica veterinária Drª Samara, que foi contratada pela prefeitura para dar assistência aos agricultores, tendo a mesma falado sobre a vacinação de bezerras, tendo o técnico da EMATER Jonildo Torres falado sobre o programa milho no balcão da CONAB, e orientado sobre a documentação para novos cadastros, ressaltando ainda a parceria da prefeitura no programa de vacinação contra brucelose, onde a prefeitura vai contribuir com R$ 5,00 por cada animal vacinado e o produtor só pagando do seu bolso R$10,00 beneficiando assim grande numero de agricultores que tem animais na idade de vacinação.
Estiveram também presentes: João Pedro Salvador de Lima representando o Centro Vida Nordeste, Ednaldo agrônomo EMATER, Junior Conserva, representando os criadores do Sitio Barra de Acauã, Josenildo Rodrigues de Sousa, Responsável pelo EAC/ULSAV local, onde os agricultores fazem o cadastramento de seus rebanhos e a emissão das guias de transito animal, GTA.
A Brucelose é uma doença perigosa tanto para o gado como para o ser humano. Nas vacas, provoca abortos e problemas de reprodução, provocando esterilidade nos touros e maior mortalidade de bezerros que vierem a nascer das vacas contaminadas. Além disso, a Brucelose pode ser transmitida para o ser humano através do leite.

0 comentários:

Postar um comentário