Rádio Monteiro - Online

Oito municípios do Cariri recebem evento sobre empreendedorismo a partir desta segunda

Começa nesta segunda-feira (13) a programação da Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), que acontece até sábado (18) em 26 municípios da Paraíba. Em sua sétima edição, o evento realizado pelo Sebrae promove gratuitamente cerca de 100 atividades, como palestras, oficinas, orientações e capacitações para um público estimado de três mil pessoas.
As ações acontecem nas cidades de Sousa, Pombal, Patos, Teixeira, Princesa Isabel, Santa Luzia, Monteiro, São João do Tigre, Livramento, São José dos Cordeiros, Caraúbas, Congo, Sumé, Assunção, João Pessoa, Pedras de Fogo, Bayeux, Itaporanga, Guarabira, Sapé, Campina Grande, Cajazeiras, Carrapateira, Monte Horebe, Poço de José de Moura e Arararuna.
Em João Pessoa, a ação acontecerá em uma tenda na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, das 13h às 21h. Em Campina Grande, será na Praça da Bandeira, das 14h às 20h.
De acordo com a gerente do Sebrae Márcia Timótheo, o evento vai promover capacitações para a melhoria da gestão da empresa, além de orientações sobre obrigações legais, formalização, alteração da empresa, Declaração Anual e a impressão dos boletos das obrigações fiscais.
Os participantes do evento também terão orientações sobre programas nacionais do Sebrae, como o  Negócio a Negócio e Sebraetec. “A programação vai apresentar ainda soluções de sustentabilidade para os empreendimentos, de fortalecimento da gestão, acesso ao crédito e informações técnicas de órgãos parceiros, como Corpo de Bombeiros, INSS e instituições financeiras”, destacou.
Segundo dados da Receita Federal, o número de microempreendedores individuais na Paraíba cresceu cerca de 25% no último ano. Ao longo dos últimos 12 meses, foram abertas diariamente, em média, 38 novas empresas nesta categoria empresarial no estado. Em março de 2014, a Paraíba tinha 53.842 microempreendedores. Hoje já são 67,6 mil trabalhadores por conta própria formalizados, como manicures, eletricistas, cabeleireiros, ambulantes, costureiras, entre outros, que têm faturamento anual de até R$ 60 mil.
Microempreendedorismo
O Microempreendedor Individual (MEI) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular. O MEI também pode ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

0 comentários:

Postar um comentário