O poeta Espedito Pedro da Silva, Espedito de Mocinha, será o grande homenageado dentro da programação do VI Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, que acontece neste mês de abril, no período de 17 a 19. O Festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Monteiro, através da secretaria de Cultura, desde 2010 e anualmente homenageia um grande nome da cultura popular monteirense.
Este ano o escolhido foi o poeta Espedito de Mocinha, que no dia 18 de abril será homenageado no Teatro Jansen Filho, durante a III Noite da Poesia Sertaneja.
Espedito de Mocinha
Espedito Pedra da Silva (Espedito de Mocinha) nasceu em 1939, no sítio Tungão, zona rural do município de Monteiro, onde cresceu e conviveu durante toda a sua mocidade.
O interesse pela poesia surgiu na vida do poeta aos 17 anos de idade e tem o poeta repentista Pinto do Monteiro como sua maior inspiração.
As suas poesias são baseadas em fatos atuais e na criação de contos. O estilo de suas poesias vai do moderno ao rural, sempre com o vocabulário do caboclo da roça.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DO VI FESTIVAL DE CULUTRA POPULAR ZABÉ DA LOCA
SEXTA-FEIRA – DIA 17
Praça da Alimentação – 21 Horas
Show com Alexandre Pé de Serra – Lançamento do CD “Duetos”
Participações: Nanado Alves, César Amaral, Osmando Silva, Thaina Campos, Maike José e Fernando Marques (Vozes do Forró).
SÁBADO – DIA 18
CULTURA NA FEIRA – 08h00 – Ao lado do Centro Cultural Alexandre da Silva Brito
Participações: Meninos de Zabé, Pai Vicente, João Badalo, João de Amélia, Zé Preto (Mazurca), Grupo de Ciranda, Banda de Pífano Mané de Joan, Banda de Pífano Pio X e Douglas River.
III NOITE DA POESIA SERTANEJA – 20h:00 – TEATRO JANSEN FILHO
(Homenagem a Espedito de Mocinha)
Participações: Agda Moura (Santa Cruz do Capibaribe), Lara Moura (Santa Cruz do Capibaribe), Júnior Cordel, Felipe Morais, Ismênia Thereza, Gaudêncio Pereira, Carlinhos da Prata, Zé de Jabitacá e Elânia Lima.
DOMINGO – DIA 19
IX CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO
Concentração: Fazenda da Embrapa
Saída: 09h:00
Percurso: 30 KM
Chegada: Embrapa, às 15 horas. Show com Dejinha de Monteiro.