Rádio Monteiro - Online

Monteiro oferece capacitação para condutores de turismo

A cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, irá realizar um curso para motivar e profissionalizar o setor de turismo da região. É o curso de Condutor de Turismo, que acontecerá nestas quinta (21) e sexta-feira (22), no Sebrae da cidade. Estão sendo oferecidas 20 vagas para potenciais condutores e profissionais que desejam seguir esta profissão.

Durante o curso, os alunos conhecerão os aspectos naturais da fauna, flora, relevo e receberão noções básicas de primeiros socorros. Outros temas abordados no curso são a consciência ecológica e o espírito de liderança. O aluno também precisa ter bom preparo físico, gostar da natureza, de lidar com pessoas, ser tranquilo, paciente e comunicativo. Os interessados devem ligar para os números 9971-0209 e 9918-0576 e confirmar presença.

Segundo a gerente do Sebrae em Monteiro, Maria Madalena Arruda, o curso foi criado para atender à demanda do projeto de Estruturação da Cadeia de Turismo na região. “Esta e outras ações estão dentro do cronograma do plano de turismo criado para o município de Monteiro, que ainda trará novas e boas surpresas, como um novo roteiro cultural que estamos planejando para o Assentamento Santa Catarina”, falou.

Ela avaliou que o curso é importante porque a função do condutor turístico é uma das principais da cadeira do turismo. “Entendemos que, no processo de estruturação e organização da cadeia do turismo na região do Cariri, esse profissional é essencial. É através de seu conhecimento e interpretação das atrações dos destinos, de suas habilidades de comunicação e prestação de serviço, que divulga-se a realidade local”, pontuou.

Desenvolvimento - O condutor de turismo mostra recursos históricos, artísticos, culturais e ambientais aos visitantes. Ele ainda é quem orienta o turista a desfrutar adequadamente do local visitado. Por causa dessa importância, a gerente do Sebrae em Monteiro inseriu a capacitação na linha social e econômica do projeto, que tem foco no desenvolvimento local. O turismo ecológico terá sua prática em áreas naturais, pouco alteradas ou já recuperadas.

“São locais que utilizam o patrimônio natural de forma sustentável, incentivando a conservação, provendo a formação de uma consciência ambientalista e o bem estar”, disse. Mas a principal linha do projeto será a vertente cultural, que está ligada diretamente ao valor histórico, arqueológico, etnográfico, bibliográfico e artístico. “Nosso patrimônio cultural, o modo de viver do nosso povo é o que importa”, ressaltou.

Serviço

Curso de Condutor de Turismo
Quando: Quinta (21) e sexta-feira (22)
Hora: De 8h às 12h e das 14h às 18h
Onde: Auditório do Sebrae em Monteiro
Quanto: R$ 40 e R$ 20 (estudante)
Informações: 9971-0209 / 9918-0576

0 comentários:

Postar um comentário