Rádio Monteiro - Online

MICROEMPREENDEDOR: Sebrae em Monteiro promove oficinas e orientações

A partir da próxima segunda-feira (2), os empreendedores de Monteiro contarão com uma série de capacitações e orientações em diversas áreas do empreendedorismo. É a Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI), que na região segue até a quinta-feira (5) com palestras e oficinas voltadas para a gestão dos negócios, obrigações do MEI e acesso ao microcrédito.

No primeiro dia do evento será realizada a palestra O MEI – a Inadimplência e o INSS, às 18h, no auditório da agência de Monteiro. Outra mesa de destaque acontece no encerramento do evento, no dia 5, intitulada TIRE o S (Crise) e CRIE oportunidades!, às 19h, na Praça João Pessoa, Centro de Monteiro. Ainda fazem parte do evento as oficinas do programa SEI.

Durante toda a Semana Nacional do MEI, as Salas do Empreendedor dos municípios de Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Coxixola, Caraúbas, Serra Branca, Amparo, Ouro Velho, Prata, São José dos Cordeiros e também de Monteiro estarão realizando atendimentos para orientação empresarial.

De acordo com a gerente da Unidade de Atendimento do Sebrae Paraíba, Márcia Timótheo, o evento é ideal para quem busca fortalecer seu empreendimento ou começar um novo negócio. “Estamos na 8ª edição da Semana do MEI e este já é um evento consolidado no Estado. Oferecemos aos microempreendedores individuais capacitações por meio de oficinas, levando oportunidades para o desenvolvimento e crescimento de seus negócios. Os produtos e serviços do Sebrae ajudam o microempreendedor individual a ser lucrativo e aumentar a chance de sucesso como empresário”, disse.

A Semana Nacional do Microempreendedor Individual (MEI) conta com apoio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Sistema de Cooperativa de Créditos do Brasil (SICOOB), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Prefeitura Municipal de Monteiro, SENAI e Faculdade Internacional da Paraíba (FPB).

Dados do MEI em Monteiro – A cidade de Monteiro possui 811 microempreendedores individuais cadastrados, tendo como principais atividades: cabeleireiros; lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares; comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; comércio varejista de artigos de armarinho; comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns; comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal.

Semana do MEI – A Semana Nacional do Microempreendedor Individual vai oferecer palestras, consultorias e capacitações entre os dias 2 e 7 de maio em 39 cidades do Estado. O evento, que é gratuito, é uma oportunidade de tornar mais acessíveis capacitações e orientações sobre as vantagens da formalização, regularidade fiscal e benefícios conquistados para os microempreendedores individuais, sobretudo em época de crise econômica e baixas nas ofertas dos postos de trabalho.

Nesta edição, em todo o Estado, participam as cidades de João Pessoa, Bayeux, Cajazeiras, São José de Piranhas, Poço José de Moura, Campina Grande, Araruna, Pedra Lavrada, Cuité, Nova Floresta, Sossêgo, Picuí, Solânea, Dona Inês, Baraúna, Guarabira, Belém, Araçagi, Itaporanga, Piancó, Coremas, Conceição, Monteiro, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú, Congo, Coxixola, Caraúbas, Serra Branca, Amparo, Ouro Velho, Prata, São José dos Cordeiros, Patos, Pombal, Sousa e Uirauna.

O que é o MEI – Os microempreendedores individuais integram categoria de empresa que fatura, no máximo, R$ 60 mil por ano, e atua em diversos ramos de atividades, como ambulantes, artesãos, vendedores de roupa, costureiras, cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, jardineiros e encanadores. De acordo com a Receita Federal, dos mais de 127 mil pequenos negócios no Estado, 84.110 são microempreendedores individuais (equivalente a 66%). No último ano, foram formalizados 42 MEI por dia, gerando um percentual de crescimento de 22,5% nesta categoria empresarial de abril de 2015 a abril de 2016.

Programação

DIA 2
Palestra
18h00 | O MEI – a Inadimplência e o INSS
Local: Auditório | Agência Sebrae

Dia 3
Oficina
18h00 | SEI Crescer
Local: Auditório | Agência Sebrae

Dia 4
Palestra
19h00 | Acesso ao CRÉDITO para o MEI BNB e EMPREENDER-PB
Local: Teatro Jansen Filho, em Monteiro

Dia 5
Palestra Master
19h00 | TIRE o S (Crise) e CRIE oportunidades! com o Grupo Cultural – Gente Boa
Local: Praça João Pessoa – Centro – Monteiro/PB

Também serão realizadas oficinas nos seguintes municípios:
Monteiro, Sumé, São Sebastião do Umbuzeiro; São João do Tigre; Camalaú; Congo; Coxixola; Caraúbas; Serra Branca; Amparo; Ouro Velho; Prata e São José dos Cordeiros.

0 comentários:

Postar um comentário