estiagem que assola o Sertão do Estado tem provocado perdas até mesmo no perímetro irrigado de São Gonçalo.
Preocupado com a seca que assola a região Nordeste do Brasil, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) que já tinha garantido do o pagamento, da primeira parcela, de R$ 80, do Bolsa Estiagem aos mais de 77 mil agricultores paraibanos neste mês, algo já efetivado se foca agora em acabar com as ligações clandestinas de água no perímetro irrigado de Sousa como na conclusão do projeto da transposição das águas do Rio São Francisco.
Vital destaca que a estiagem que assola o Sertão do Estado tem provocado perdas até mesmo no perímetro irrigado de São Gonçalo, localizado no município de Sousa, que está enfrentando um racionamento de água de 50%, tudo para evitar que a seca impeça a produção local de cocos verdes, do qual Sousa é o maior produtor do país. “Fizemos uma reunião com trabalhadores e instituições que utilizam água dentro do perímetro irrigado de Sousa, entre colonos, estações de piscicultura, presidentes de associações, universidades e outros. Assim, foi acordada a redução em 50% do uso da água”, explicou o chefe da Unidade de Campo da Bacia do Piranhas, Sebastião Guimarães.
Vital que vem apoiando a criação dos Comitês Integrados de Combate à Estiagem que integram grupos compostos por representantes de órgãos federais, estaduais, municipais além da articulação direta do Congresso Federal através da liberação de emendas e projetos, entende que o com a ajuda do Garantia Safra o agricultor familiar com renda de até 1,5 salário mínimo tem a garantia de receber o seguro em caso de secas ou enchentes que causem a perda de pelo menos 50% da produção do município. “Os agricultores receberão a indenização em mais cinco parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa”, garantiu Vital.
Ligações Clandestinas - Vital concorda com o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, onde revela que o principal fator que levou ao racionamento da água no interior do Estado não tem relação alguma com a seca. “Há mais de cem ligações clandestinas no canal que leva a água dos açudes à área de cultivo, esse é o maior problema”, opinou.
Sabedor desta realidade o senador Vital do Rêgo pretende entrar em contato com os órgãos competentes para que sejam sanadas esses desvios ilegais que prejudicam toda uma cadeia produtiva que teve início com o governo de José Maranhão.
Transposição – Defensor desta obra estruturante que resolveria que resolveria na sua maior parte o abastecimento hídrico da Paraíba o senador recebeu do vice-presidente da Republica Michel Temer, a garantia de que ele iria se empenhar ainda mais no projeto de conclusão da transposição das águas do Rio São Francisco. Vital, que integra a Comissão Temporária Externa instalada no Senado Federal para acompanhar e fiscalizar o andamento das obras, revelou que o vice-presidente tem sido uma voz em Brasília em defesa das causas do Nordeste. “O vice-presidente Michel Temer tem um carinho muito especial com o Nordeste e certamente vai se empenhar para que o sonho da transposição seja realizado”, apostou.
Michel Temer disse estar convicto de que as obras serão concluídas, trazendo benefícios para quatro estados do Nordeste a exemplo da Paraíba. “As obras de transposição tiveram uma breve parada no passado, mas agora foram retomadas e seguramente serão concluídas. Nessa conclusão Campina Grande, a Paraíba e o Nordeste serão beneficiados pela obra. Eu, ao lado de pessoas como o senador Vital do Rêgo, e da deputada Nilda Gondim, vamos continuar trabalhando em defesa dessa obra”, afirmou.
O peemedebista lembrou que, na Paraíba a transposição vai garantir maior oferta de água para 2,5 milhões de paraibanos de 127 municípios, com o aumento da garantia de água nos principais mananciais do Estado. As águas do São Francisco chegarão às bacias dos rios Paraíba e Piranhas.
categoria
Região