Evaldo Gonçalves faz referência às comemorações ao centenário da Diocese da Paraíba
A Arquidiocese da Paraíba, à frente S. Exa. Rvma. Dom Aldo Pagotto, deu início às atividades alusivas às comemorações do Centenário da elevação da Diocese da Paraíba á condição de Arquidiocese, em 1914.
O Centro Cultural de São Francisco, como ato de real significação, está abrigando uma grandiosa exposição, supervisionada pelo Mons. Ednaldo Araújo, em que há mostras da História da Arquidiocese, destacando seus prelados, vestimentas e objetos sacros usados nas cerimônias religiosas. Enfim, tudo que possa testemunhar essa trajetória vitoriosa da Arquidiocese da Paraíba está ali bem exposto.
Os afrescos, altares, púlpitos e azulejos da Igreja de São Francisco, sítio histórico da Paraíba, por si só, já é um relicário definitivo da arte sacra, a que se junta a atual exposição em comemoração ao centenário da Arquidiocese, evidenciando-se que, além da preservação e manutenção daquele portentoso acervo, cuida-se da sua ampliação com a atual iniciativa.
Como procedo do interior do Estado e temos dois anos de comemorações do importante Evento, fico a imaginar se valeria a pena um esforço adicional para colher nas inúmeras paróquias obras e imagens da Arte Sacra nas suas Igrejas e Capelas, fruto muitas vezes do trabalho de seus artistas anônimos que retrataram textos bíblicos ou esculpiram imagens sagradas. Enfim, considerada plausível esta sugestão, nada mais natural do que serem essas obras recolhidas para integrar o grandioso acervo, ora em exposição no Centro Cultural. Dou uma achega em favor dessa iniciativa: a obra do Pintor Miguel Guilherme, de Sumé, no Cariri, autor de afrescos magistrais nos tetos das Igrejas daquela cidade, de Monteiro, de Campina Grande e da Fazenda Feijão, poderiam ser de logo incorporadas, através de fotos, slides ou demais recursos técnicos disponíveis.
Outras manifestações sacras devem existir nas demais regiões, e será ato de justiça que esse acervo do interior da Paraíba seja incorporado à exposição do Centro Cultural, enquanto durarem as comemorações do Centenário da Arquidiocese. Sendo jejuno na matéria, ouso apenas sugerir...
categoria
Paraíba