O Dia do Maçom foi lembrado pela Assembleia Legislativa da Paraíba (AL-PB), na tarde desta segunda-feira (20). A sessão especial foi proposta pelos deputados Janduhy Carneiro (PEN) e Raniery Paulino (PMDB), e contou com a presença de representantes de várias lojas maçônica do Estado, no Plenário Deputado José Mariz.
“O maçom não se omite e talvez por isso tenha sido tão difícil manter sua existência. Admitimos todo homem livre e de bons costumes, sem distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. O maçom não faz mistério do elo que os une”, ressaltou o deputado e também maçom, Janduhy Carneiro.
Na ocasião, o parlamentar prestou homenagem à Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba. Fundada em 24 de agosto de 1927, é atualmente representada pelo Grão Mestre Marcos Antônio de Araújo Leite, que recebeu uma placa do Poder Legislativo pelos 85 anos de trabalho.
“Temos perfeita consciência de nosso papel social e da importante parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, modificando, aprimorando as coisas que nos cercam”, destacou Marcos Antônio de Araújo.
Em seu discurso, o deputado Raniery Paulino manifestou seu compromisso com o grupo e falou da importância da solenidade. “Mais uma vez estamos nos encontrando nesta Casa para celebrar este dia. Desde o início do meu mandato parlamentar tenho procurado manifestar minha crença e respeito com a maçonaria. Aproveito a importância desta data para destacar a violência que assola nosso povo. Por isso, eu peço aos irmãos maçônicos que não fiquemos de braços cruzados para estes problemas”, frisou.
Estavam presentes compondo a mesa, além dos deputados proponentes, o grão-mestre Aderaldo Pereira de Oliveira; o grão-mestre Carlos Augusto Braz Cavalcanti; o grão-mestre Marcos Antônio de Araújo; o presidente da associação dos maçons do Estado, Sebastião Antônio do Nascimento; o presidente do Sindifisco, Vitor Hugo; o coronel Marcos Aurélio de Araújo e o curador do cidadão, Valberto Lira.
Sobre
A maçonaria é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam. De caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade e fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filisófica . Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nos Estados Unidos, 1,2 -(22%) - no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4,7 mil lojas.
categoria
Paraíba