Empreendedores fortalecem a econômia de cidades do Cariri


Mais paraibanos descobrem na formalização uma oportunidade para novos negócios e acesso a benefícios previdenciários. Em Sumé, no Cariri, em dois anos, o número de empreendedores individuais (EI) – empresa com faturamento de até R$ 5 mil/mês - passou de 27 para 175, segundo dados da Receita Federal. Os números mostram que a formalização de empresários cresceu mais que seis vezes em dois anos e aqueceu a economia formal da região.

Para orientar, capacitar e esclarecer dúvidas deste público, o Sebrae realiza nos dias 27 e 28 de agosto, a mobilização do EI, na Praça Adolfo Mayer, no Centro de Sumé. Uma estrutura com stand e tenda será montada no espaço que funcionará das 8h30 às 17h com a previsão de atendimento a 200 empreendedores do comércio, serviço e indústria. Essa será a primeira ação da Sala do Empreendedor de Sumé, espaço destinado à orientação e apoio ao microempresário ou quem quer abrir o próprio negócio. 

Durante o evento, haverá também Oficinas “Sebrae Empreendedor Individual” (SEI) nas áreas de vendas, compras, planejamento e controle financeiro. Também serão realizados atendimentos do programa Negócio a Negócio, que presta consultoria na própria empresa. As inscrições para participar do evento estão abertas na Sala do Empreendedor, localizada no prédio da prefeitura.
 

Apidália Lúcia Alves de Oliveira, de 24 anos, é uma dessas empreendedoras de Sumé. Há cinco meses, ela formalizou a loja de roupas que tem desde 2007 e se tornou uma dos 175 Empreendedores Individuais do município. “Soube das vantagens por uma amiga, que também tem um pequeno negócio. As facilidades dos impostos, a aposentadoria, tudo foi bastante proveitoso e me cadastrei”, disse.
 

Com estes e outros incentivos, não só Apidália vai continuar trabalhando para o crescimento da sua região. Outros empresários, como Mizael Pires da Silva, 46 anos, também. Ele formalizou sua empresa de transporte há quatro meses, na agência do Sebrae, em Monteiro, também no Cariri. “Ser formalizado como EI é muito bom. Terei direito à aposentadoria, os impostos são reduzidos e foi muito fácil tirar um CNPJ”, disse o motorista.
 

Segundo a analista do Sebrae em Monteiro e gestora do programa Territórios da Cidadania do Cariri Ocidental, Madalena Andrade, o objetivo da ação que acontecerá nos dias 27 e 28 em Sumé, é formalizar e fortalecer os empreendedores do Cariri, promovendo o empreendedorismo local.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado