Frio afeta crianças no Cariri .

     


Baixa temperatura no Cariri aumenta incidência de doenças respiratórias

As baixíssimas temperaturas que estão sendo registradas na região do Cariri paraibano nas últimas semanas já começam a causar desconforto no que se diz respeito à saúde. Pessoas com doenças alérgicas e respiratórias, em sua grande maioria as crianças já começam a sofrer os efeitos das temperaturas que em alguns municípios nos últimos dias chegaram a 14 graus, a exemplo de Monteiro e Cabaceiras.

De acordo com levantamento realizado junto ao Complexo Hospitalar Santa Filomena em Monteiro e ao Hospital Alice de Almeida em Sumé, a incidência de internações por problemas respiratórios e semelhantes aumentou em cerca de 50% neste período frio do ano, o que tem sido comum nos últimos tempos.

Cansaço, asma, e outras reações alérgicas, além de tosse, gripe e até mesmo casos de pneumonia já foram registrados e em 80% dos casos as crianças e as pessoas idosas são as mais afetadas.

A população classifica o evento como virose, pois no mesmo período um grande número de pessoas adquire essas enfermidades, mas na verdade é um fenômeno individual e que depende muito de como cada organismo reage à exposição a estas condições climáticas.

O QUE FAZER?

Quedas de temperatura, como as que acontecem agora no Cariri, trazem inevitavelmente um aumento no número de pessoas com gripes e resfriados. Logo que os termômetros começam a cair, surgem aqueles conhecidos sintomas como tosse, espirros, coriza, febre e dor de garganta. Há uma forma de evitar ser pego por essas doenças?

Os pediatras sugerem que, em períodos mais frios e secos, as pessoas fiquem em lugares com maior ventilação, além de cuidar bem da alimentação, ingerindo muitas frutas, verduras e legumes. O consumo de líquidos também é uma medida que o médico aponta como indispensável.

É essencial que a pessoa beba bastante água. Aquela que não bebe pode ter certeza que terá mais chances de pegar um resfriado ou uma gripe. Não só água, como também sucos de frutas: laranja, acerola, maracujá, pois contêm bastante vitamina C.

De acordo com os médicos, colocar uma bacia com água no quarto é uma boa dica. Esse procedimento evita irritações nasais e previne problemas respiratórios.

Para aqueles que já têm problemas respiratórios, como asma ou bronquite, recomenda-se a continuação do uso dos medicamentos. Além da prevenção em casa, é necessário que haja um acompanhamento médico.

Por outro lado é desaconselhável, no entanto, o uso de aquecedor, para evitar que o corpo fique exposto a temperaturas muito diferentes – do ambiente externo e de dentro da casa, por exemplo.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado