Senador pelo Havaí, ele era o 3º na linha de sucessão presidencial. Presidente Obama definiu-o como 'amigo e mentor'.
O presidente Obama e o senador pelo Havaí Daniel
Inouye (esq), em foto de arquivo de julho de 2009 (Crédito: (Foto:
Alex Brandon / Arquivo / AP Photo))
Inouye representava o seu estado natal, o Havaí, no Senado desde 1962. Como presidente pro tempore da Câmara Alta, era o terceiro na linha de sucessão presidencial, atrás do vice-presidente, Joe Biden, e do presidente da Câmara dos Representantes, John Boehner.
O senador democrata estava internado no hospital militar Walter Reed, nos arredores de Washington, desde o início de dezembro devido a problemas respiratórios.
O presidente dos EUA, Barack Obama, ressaltou em comunicado que com sua morte o país perdeu um "verdadeiro herói" e ressaltou sua "incrível coragem" durante a Segunda Guerra Mundial, quando perdeu um braço.
Obama, também nascido no Havaí, definiu o falecido senador como um "amigo e mentor".
Como voluntário da Cruz Vermelha em sua adolescência, Inouye atendeu os feridos no ataque japonês contra a base de Pearl Habor, que motivou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
Dentro de sua carreira política, foi o orador principal da Convenção Nacional Democrata realizada em Chicago em 1968 e integrante da comissão do Senado que investigou o escândalo Watergate na década de 1970.
Tags
Internacional