Sumé comemora seus 62 anos de Emancipação Política

Image 
 
No longícuo ano de 1762, as terras que hoje fazem parte do município de Sumé, pertenciam à fazenda de criação de gado do Sargento-mor Manuel Tavares de Lira, genro do Capitão-mor Domingos de Faria Castro, fundador de Cabaceiras. Foi na confluência do rio Sucuru com o riacho de São Tomé que, em 1903, Manoel Augusto de Araújo deu início ao povoado, nessa época ainda chamado de São Tomé.
 
A região era povoada pelos índios sucurus, do povo cariri, e na língua tupi Sumé se refere a um "personagem misterioso que pratica o bem e ensina a cultivar a terra".
 
Sumé foi emancipada politicamente como cidade em 1º de abril de 1951.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2010 sua população era estimada em 17.908 habitantes. Área territorial de 864 km².
 
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

Educação
 
Possui a Escola Agrotécnica de Sumé, mantida com fundos exclusivos da Prefeitura Municipal de Sumé, situada no bairro Frei Damião, e inaugurada em 1998, atendendo ao ensino Fundamental Agrotécnico do 6° ao 9° ano e. O seu quadro de docência conta com professores qualificados e tem o apoio de funcionários das mais diversas áreas. A Escola possui unidades de Caprinocultura, Suinocultura, Cunicultura, Avicultura, Piscicultura, Horticultura, Fruticultura, Grandes Culturas, Viveiro de Mudas, Estufa e Plantas Fitoterápicas, além de criação de animais nativos da fauna nordestina, cuja finalidade é o repovoamento destas espécies nas propriedades rurais.
 
Destaca-se também o CDSA (Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - Campus Sumé), pertencente à rede de campi da UFCG.
 
Cursos:

Unidade Acadêmica de Educação do Campo (UAEDUC):
 
- Licenciatura em Ciências Sociais (Noturno); Licenciatura em Educação do Campo (Integral) e Tecnólogo em Gestão Pública.

- Unidade Acadêmica da Tecnologia do Desenvolvimento (UATEC):
 
- Engenharia de Biossistemas (Diurno); Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos (Diurno); - Engenharia de Produção (Diurno) e Tecnólogo em Agroecologia (Diurno).
 
Religião
 
No aspecto religioso, Sumé é destaque na região do Cariri Paraibano, pela grande devoção dos católicos a Nossa Senhora da Conceição, que é a padroeira da cidade. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Sumé tem como pároco o Padre Haroldo de Andrade Silva, sucessor do Padre Paulo Roberto de Oliveira, que esteve à frente da paróquia durante 49 anos, entre os anos 1960 e 2009. Entre os movimentos, pastorais e grupos religiosos, destaca-se a Comunidade Católica Missão Resgate e a Miguel Arcanjo, que contam com um grande número de jovens missionários que trabalham na evangelização do município de Sumé e de toda a região, compreendendo a Diocese de Campina Grande, além das missões que realizam em estados vizinhos, como Pernambuco.
 
Embora a religião predominante do município de Sumé seja Católica, há uma diversidade de influências protestantes que atuam na evangelização em presídios, cultos ao ar livre e programas em emissoras de rádio. A Assembleia de Deus, por exemplo, possui o maior número de fiéis nesta corrente religiosa.
 
Outras influências religiosas cristãs estão presentes em Sumé: Igreja Assembleia de Deus, Igreja Batista, Igreja Congregacional, Cristã do Brasil, Deus é Amor, Espiritismo, Candomblé, Maçonaria, Seicho-no-ie, etc.

ADMINISTRAÇÃO
 
Nas eleições de 2004, Sumé elegeu sua primeira prefeita, Niedja Rodrigues de Siqueira, tendo ela posteriormente o seu mandato cassado por unanimidade pelo TRE da Paraíba, que determinou a posse imediata do segundo colocado nas eleições daquele ano, que foi Genival Paulino de Sousa, em outubro de 2006. Dois anos depois foi eleito para o seu 4º mandato naquela prefeitura, o médico Francisco Duarte da Silva Neto, governando o município até os dias atuais, estando no exercício do 5º mandato de prefeito.

Para comemorar a data, a prefeitura de Sumé realizou uma festa pública na noite deste domingo (31), na Praça José Américo, com um show da dupla Os Nonatos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado