Miguel Uribe Londoño entrou oficialmente no processo de candidatura presidencial do Centro Democrático, legenda de oposição de direita associada ao ex-presidente Álvaro Uribe Vélez. Em comunicado divulgado nesta sexta (22), a sigla informou que o pretendente pediu formalmente sua participação na disputa durante um encontro com o ex-mandatário.
– O Sr. Uribe Londoño declarou que a família de Miguel Uribe Turbay decidiu por unanimidade que ele seria o candidato a participar do processo seletivo para a candidatura presidencial do Centro Democrático na ausência de seu filho – diz ofício do partido, assinado pelos candidatos da cidade de Rionegro, em Antioquia, onde mora Uribe Vélez.
O Centro Democrático informou que Uribe Londoño será obrigado a participar de todos os debates e atividades do âmbito do processo de seleção. Conforme o acordo, o candidato será escolhido por meio de uma pesquisa internacional, com os resultados a serem divulgados entre dezembro e janeiro. O comunicado ainda afirma que o candidato eleito compartilhará os resultados com demais concorrentes de direita em uma ampla consulta marcada para o dia das eleições legislativas de março, para definir “um único candidato, de uma unidade democrática de base, que reconstruirá o caminho democrático da nação”.
Leia, na íntegra, o comunicado à imprensa local:
Diante da solicitação do senhor Miguel Uribe Londoño, realizada no dia 21 de agosto de 2025, para permitir sua entrada no processo de seleção do candidato presidencial do Partido Centro Democrático, representando toda a família de Miguel Uribe Turbay, e após alcançar um consenso entre os pré-candidatos e a direção do partido, permitimos manifestar à opinião pública e à militância o seguinte:
Desde 7 de junho de 2025, dia do atentado e posterior assassinato de Miguel Uribe Turbay, o Partido Centro Democrático tem como premissa fundamental ter toda a consideração, respeito e solidariedade por Miguel Uribe Turbay e sua família.
O senhor Uribe Londoño expressou que a família de Miguel Uribe Turbay decidiu por unanimidade que ele fosse quem entraria no processo de seleção do candidato presidencial do Partido Centro Democrático na ausência de seu filho.
Tendo isso em consideração, o Partido Centro Democrático e seus pré-candidatos presidenciais dão as boas-vindas ao senhor Miguel Uribe Londoño, que, a partir de hoje, ingressa no processo de seleção do candidato presidencial.
Assim como os outros pré-candidatos presidenciais, o senhor Miguel Uribe Londoño terá a obrigação de participar de todos os debates e atividades do partido no âmbito do processo de seleção.
O Partido Centro Democrático definirá seu candidato presidencial entre os meses de dezembro de 2025 e janeiro de 2026 por meio de uma pesquisa internacional, que posteriormente participará de uma consulta em 8 de março para escolher um único candidato de uma unidade democrática de base popular, que reconstrua o caminho democrático da nação.
Fonte: Pleno.News