A 11ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (Expoprata) está apresentando recordes de público e de cabra leiteiras, com Rebeca e Faustina, que produziram 32.715 e 28.270 quilos de leite respectivamente.

Na última sexta-feira (29), houve o 1° Torneio Leiteiro Infantil, que destinou mais de R$ 2 mil em prêmios para as crianças que tirassem mais leite de cabra em um minuto. O evento ainda apresentou o 1° Festival Gastronômico do Cariri – Cores e Sabores, além da 13ª Exposição Nacional das Cabras Leiteiras da Associação Brasileira de Criadores de Cabras (ABCC). Até domingo (31), a Prata mostra porque é considerada a Capital da Cabra Leiteira.

A gerente da agência regional do Sebrae/PB em Monteiro, Madalena Arruda, falou sobre esse momento especial em que a pequena cidade de Prata está em destaque no cenário internacional e nacional. “Isso prova o quanto a caprinovinocultura é valorizada no cariri. Ontem, a gente teve vários motivos para comemorar, como um recorde de público, cabras campeãs, como a cabra Rebeca com esse recorde mundial”, exclamou.

Os organizadores do evento frisaram a importância de envolver as crianças, filhas dos caprinocultures, numa nova e emocionante competição, a altura dos pequenos que logo cedo entram nessa cultura. O prefeito da cidade, Genivaldo Tembório, agradeceu à equipe que montou mais uma exposição de sucesso, uma das maiores em resultados da Paraiba. “Eu agradeço a cada um que ajudou a levanta esta edição da Expoprata. Estou satisfeito pelo sucesso do evento, que vem, a cada dia, superando a expectativa”, falou.

Para destacar essa tradição, o coordenador da Expoprata, Guilherme Freitas, detalhou o momento com os recordes de 150 cabras inscritas e produção de leite. “As crianças premiadas foram para a disputa sem saber nem quanto iam ganhar, mas por causa da tradição, porque já pulsa uma paixão pela caprinocultura e estão vendo os pais e avós envolvidos na atividade que hoje é o carro chefe ou complemento para a renda familiar de suas casas”, declarou Guilherme.

Com BLOG DO ANDRÉ