'Trump é a única saída que temos', diz Valdemar, sobre julgamento de Bolsonaro

 

Foto: Alan Santos/PR



Nesta segunda-feira, 25, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, afirmou que Donald Trump representa a única alternativa para evitar a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a suposta tentativa de golpe.


A declaração foi feita durante um evento com empresários promovido pelo Esfera Brasil, em São Paulo. “O Trump é a única saída que nós temos”, disse Valdemar. “Não temos outra. Quando o poder judicial se comporta dessa maneira, é a pior coisa que existe para todo o país, porque você não tem para quem recorrer”.



Valdemar também comentou a atuação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) junto a autoridades dos Estados Unidos. Segundo ele, Eduardo “faz todas as coisas por conta própria”, sem consultar o partido. O presidente do PL explicou que, apesar disso, não vê razões para críticas, já que o deputado “está ajudando”.


 

Valdemar reforça candidatura de Bolsonaro em 2026

No painel, Valdemar preferiu não confirmar uma aliança eleitoral para 2026 com representantes de outros partidos presentes, como Antônio Rueda (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Gilberto Kassab (PSD) e Renata Abreu (Podemos). Ele reforçou acreditar numa candidatura de Jair Bolsonaro, mesmo diante da inelegibilidade até 2030 e do iminente julgamento no STF.



“Não podemos perder essa esperança”, acrescentou Valdemar. “Temos ministros (do STF) que podem pedir vista, o que seriam mais 90 dias de julgamento. Temos oportunidade para que isso mude”. Ele ainda afirmou que Bolsonaro lidera esse processo por ter sido o responsável pela formação da base da direita e do centro.


Movimentações dos partidos

Enquanto MDB, PSD e União Brasil ocupam ministérios no governo Lula (PT) e seguem em negociações para o pleito de 2026, Kassab e Rueda mantêm críticas ao governo federal e aproximam-se do governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos). Baleia Rossi, do MDB, também demonstra essa inclinação, porém de maneira mais reservada.



Sobre as eleições, Kassab sinalizou interesse em uma chapa própria, citando Ratinho Júnior, do Paraná, ou Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul. Ele admitiu, contudo, que uma eventual candidatura de Tarcísio poderia levar o PSD a discutir aliança com o Republicanos. Rueda defendeu Ronaldo Caiado, de Goiás, enquanto Baleia preferiu não se posicionar, dizendo que a decisão caberá ao partido em 2026.


Fonte: Revista Oeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado