O presidente Lula (PT) recebe nesta sexta-feira 5 no Palácio da Alvorada os atuais comandantes das Forças Armadas, ex-integrantes da cúpula militar e o ministro da Defesa, José Múcio, para um almoço de caráter informal.
Os atuais comandantes das Forças são:
General de Exército Tomás Paiva (Exército)
Almirante de Esquadra Marcos Olsen (Marinha)
Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno (Aeronáutica)
São esperados também ex-comandantes que estiveram à frente das Forças em governos anteriores do presidente Lula e o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Marcos Amaro.
O almoço foi uma sugestão do ministro Múcio e o presidente escolheu a data. Segundo auxiliares, não será um encontro de trabalho. Segundo interlocutores, será algo informal, todos com "manga de camisa", sem farda.
A ideia do almoço de Lula com os militares é criar um momento em que o presidente possa rever os antigos comandantes e estreitar o contato com os atuais.
O evento ocorre às vésperas do 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. Lula participará, na Esplanada dos Ministérios, do tradicional desfile militar que celebra a data.
Outro tema do momento que toca as Forças é o julgamento da Trama Golpista, que será concluído na semana que vem.
O ex-presidente Jair Bolsonaro, militar da reserva do Exército, e outros ex-auxiliares — na maioria militares — são réus por golpe de Estado, em razão dos atos que, segundo a Procuradoria-Geral da República, tentaram impedir a posse de Lula. Se forem considerados culpados, podem ser presos.
Fonte: G1