Ainda no início da manhã da ultima terça-feira, equipes da Polícia Civil da Paraíba deram cumprimento a um mandado de prisão temporária contra JES, de 44 anos, conhecido como “Dema”. Ele é suspeito de envolvimento no homicídio do indígena Adeval Ferreira Leite, ocorrido no último mês de agosto, no município de Pesqueira, em Pernambuco.
A operação foi conduzida pelo Grupo Tático Especial/Núcleo de Homicídios da 14ª DSPC - Monteiro, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e a cooperação informativa da Delegacia de Polícia Civil de Pesqueira/PE. O suspeito foi localizado no Sítio Cacimba Nova, zona rural de São João do Tigre/PB.
O crime
De acordo com as investigações, JES e outro homem, ainda foragido, estupraram e espancaram brutalmente Adeval, no dia 16 de agosto, no Sítio Cajueiro, zona rural de Pesqueira/PE. A vítima chegou a ser socorrida para o Hospital Regional do Agreste, em Caruaru, mas faleceu três dias depois em decorrência das graves lesões sofridas. Antes de morrer, Adeval relatou aos familiares e aos funcionários do hospital detalhes da violência, além de identificar os agressores, que já eram conhecidos dele.
Prisão rápida
O caso ganhou ampla repercussão em Pernambuco e a prisão do suspeito foi resultado de um trabalho dedicado e ágil da polícia civil paraibana que, em menos 24 horas depois de ser comunicada pela Delegacia de Pesqueira acerca da expedição do mando, conseguiu efetuar a prisão de J.E.S.
Essa não foi a primeira captura de alto impacto registrada recentemente na região. Há três meses, a Polícia Civil da Paraíba prendeu em Sumé/PB o homem acusado de assassinar o empresário Wallace Lovato, em Vila Velha/ES.
Investigação e proteção
Casos como esses reforçam a atuação firme e estratégica da Polícia Civil da Paraíba. Para a corporação, a mensagem é clara: o estado não é um refúgio seguro para criminosos, e o trabalho investigativo continua sendo a principal arma na busca por justiça e segurança da população.
MONTEIROTV com 14ª DSPC