Bares e restaurantes de
João Pessoa se manifestaram sobre os cuidados com bebidas alcoólicas
adulteradas e contaminadas por metanol, após os casos de mortes e as
intoxicações investigados em São Paulo e em Pernambuco. Até às 15h20 desta
quinta-feira (2), não havia nenhum caso suspeito na Paraíba.
Restaurantes
em João Pessoa
Os restaurantes Bessa
Grill, Paralelo Pub e Manga Rosa Arte Bar se pronunciaram nas redes sociais
sobre a situação nessa quarta-feira (1º).
Em nota, o Paralelo Pub
disse que está “acompanhando os casos recentes sobre bebidas adulteradas e o
recado é simples: aqui não!” E declarou que “tudo que sai do nosso bar é
original, de procedência garantida e vindo de distribuidor certificado. A gente
leva sua diversão a sério. Pode brindar tranquilo.”
Já o Bessa Grill
informou que “todas as nossas bebidas vêm exclusivamente de fornecedores
confiáveis, sempre lacradas, acompanhadas de nota fiscal e selo de qualidade”.
O Manga Rosa Arte Bar
afirmou que “toda bebida que chega até você passa por processos internos de
checagem e rastreamento, que incluem conferência de lotes, auditorias e
treinamento contínuo da equipe. Também trabalhamos apenas com fornecedores
oficiais e devidamente certificados, o que garante a procedência correta,
lacres intactos e documentação fiscal regularizada. Esses cuidados asseguram
que cada produto servido tenha sua origem comprovada.”
O ClickPB conversou com
o diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Paraíba
(Abrasel-PB), Arthur Lira. Ele pontuou que a entidade tem orientado a categoria
em duas frentes: que sigam as orientações da Vigilância Sanitária e as
instruções da associação sobre as compras de mercadorias.
Entre os cuidados com
as aquisições, a Abrasel-PB informou que possui “parcerias com fornecedores com
credibilidade no mercado, com muitos anos em fornecimento, orientamos na compra
de nossos parceiros.”
Outro ponto é
“desconfiar de preços bem abaixo do mercado. Sempre existem promoções e
diferenças de valores, mas é injustificável diferenças grandes de preços.”
Além disso, a
Abrasel-PB orienta “analisar bem as embalagens, selos e lacres.” E, “caso algum
cliente reclamar de sabores, aromas ou colorações diferentes, recolher a bebida
e chamar os órgãos competentes para análises.”
COM
CLICKPB