O Conselho Municipal de Segurança Pública de Monteiro resolveu se posicionar diante da repercussão da operação deflagrada no Rio de janeiro pelas forças policiais e que gerou bastante polêmica.
Confira na íntegra o posicionamento do conselho
NOTA DE POSICIONAMENTO OFICIAL
CONSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública de Monteiro-PB
O CONSEP de Monteiro-PB vem a público manifestar seu profundo respeito e solidariedade aos policiais que participaram das ações recentes no estado do Rio de Janeiro, em enfrentamento direto a grupos criminosos que têm causado medo, destruição e mortes em várias regiões do país.
Reconhecemos a coragem desses homens e mulheres que, todos os dias, saem de suas casas sem a certeza de retorno, arriscando a própria vida para garantir a segurança da sociedade. Muitos perderam suas vidas em combate, e merecem não apenas nosso reconhecimento, mas também o respeito de toda a população.
Infelizmente, temos observado uma tentativa preocupante de inverter valores, onde bandidos são apresentados como vítimas e policiais, que cumprem seu dever com bravura, são injustamente tratados como vilões.
O CONSEP repudia de forma veemente qualquer distorção que desrespeite o trabalho das forças de segurança e enfraqueça a confiança nas instituições responsáveis por proteger o cidadão.
Sabemos que o Brasil enfrenta um grave problema de violência urbana, com altos índices de homicídios e crimes violentos que afetam, sobretudo, o Nordeste e grandes centros urbanos. Dados recentes do Atlas da Violência (Ipea, 2024) mostram que a região Nordeste concentra algumas das maiores taxas de homicídios do país, refletindo a urgência de políticas públicas que unam prevenção, inteligência policial, investimentos sociais e valorização das forças de segurança.
O CONSEP reforça que:
A segurança pública é um dever do Estado, mas também uma responsabilidade compartilhada com toda a sociedade;
É essencial que a apuração dos fatos ocorra com transparência e responsabilidade, garantindo justiça, mas sem desmerecer o trabalho daqueles que arriscam suas vidas em prol do bem comum;
É hora de unir forças, e não de dividir a nação entre quem defende a lei e quem a viola.
Manifestamos, por fim, apoio irrestrito aos profissionais da segurança pública, e nossa solidariedade às famílias das vítimas sejam elas civis inocentes ou agentes da lei que sofrem as consequências de uma violência que precisa ser combatida com firmeza, união e respeito.
Monteiro-PB, 30 de outubro de 2025
CONSEP – Conselho Municipal de Segurança Pública de Monteiro-PB
Segurança se faz com coragem, respeito e compromisso com a vida.
