João Fonseca não conteve as lágrimas ao erguer o troféu do ATP 500 da Basileia. Neste domingo, o tenista de 19 anos não deu chances para o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, e venceu por 2 sets a 0 a final do torneio na Suíça - parciais de 6/3 e 6/4.
Foi a maior conquista de um brasileiro em chaves masculinas de simples desde o título de Gustavo Kuerten no Masters 1.000 de Cincinnati, em 2001, quando João nem era nascido. A taça da Basileia fez o jovem tenista saltar para a 28ª posição do ranking.
- Eu não sabia que era tão pesado (o troféu). Agradeço minha equipe. Sabemos o esforço que fizemos todos os dias. Fiz a promessa que se vencesse esse torneio eu rasparia o cabelo... Então em breve estarei careca. Foi minha primeira final de 500, espero que não seja a última. Foi um prazer jogar aqui. Foi minha primeira vez, com certeza não vai ser a última. Eu via o Roger Federer jogar aqui, acho que ele ganhou 10 vezes. É louco que em todo lugar que vou tem um brasileiro gritando meu nome. É um prazer representar o Brasil. Obrigado a todos que torceram por mim - disse Fonseca, muito emocionado.
COM GE