A Senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos, nos Estados Unidos, uma petição para apurar as condições da prisão de Jair Bolsonaro (PL).
O documento é assinado por outros parlamentares aliados, que pedem a transferência do ex-presidente, atualmente detido no Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha, para prisão domiciliar.
A petição se baseia na Convenção Americana sobre Direitos Humanos e no Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos. O texto aponta que Bolsonaro é alvo de violação de direitos humanos, já que é uma pessoa “idosa, com 70 anos, portadora de múltiplas comorbidades graves, e se encontra em risco iminente de morte em razão da incompatibilidade entre seu estado de saúde e as condições do cárcere”.
Segundo Damares, a petição já foi aceita pela Corte Internacional. Ela disse que estará em Washington na próxima segunda-feira (19), juntamente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, para se reunir com autoridades do tribunal e debater o texto. O objetivo é pressionar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a atender ao pedido de prisão domiciliar humanitária da defesa.