Em meio à crescente tensão entre Irã e Estados Unidos, o ex-coronel norte-americano Ron MacMannon afirmou, em entrevista ao jornal The Sun, que Teerã poderia ser “aniquilado” caso Washington coloque em prática um plano de ataque em larga escala.
Segundo o especialista, uma eventual ofensiva dos EUA começaria pela neutralização dos sistemas de defesa aérea iranianos.
O objetivo seria abrir espaço para bombardeios contra bases militares e instalações ligadas ao programa nuclear do país. A estratégia de Washington, para MacMannon, envolveria guerra eletrônica e mísseis de alta precisão.
De acordo com o ex-coronel, o regime de Teerã pode ser aniquilado, caso os planos das forças americanas deem certo. “Os israelenses têm amigos em altos escalões no Irã dispostos a trabalhar para o Ocidente”, acrescentou ao jornal britânico.
As declarações ocorrem enquanto a movimentação militar dos Estados Unidos em direção ao Oriente Médio preocupa especialistas. Atualmente, o USS Gerald R. Ford, o maior porta-aviões do mundo, está no Mar Mediterrâneo e acredita-se que ele se aproximará do Irã nos próximos dias.
Na última quinta-feira (19), o presidente Donald Trump afirmou, na primeira reunião do Conselho da Paz, que se Teerã não se juntar aos outros países em um “caminho para paz”, coisas ruins poderão acontecer.