Artemis II inicia retorno à Terra após passar pelo lado oculto da Lua

 


Os quatro astronautas da Artemis II, da Nasa, iniciaram oficialmente a viagem de volta à Terra. O grupo concluiu a volta à Lua na noite de segunda-feira (6), um dos principais objetivos da missão, marcando o retorno humano ao satélite natural após mais de 50 anos.

A chegada à órbita da Lua ocorreu às 15h45 (horário de Brasília). O sobrevoo, que durou seis horas, quebrou o recorde de maior distância humana percorrida no espaço, com 406.6 mil km da Terra. A marca anterior pertencia ao Apollo 13, que, em abril de 1970, registrou 400 mil km de distância do planeta.

Durante a missão, os astronautas puderam observar e tirar fotos em alta resolução da superfície lunar, incluindo do chamado "lado oculto da Lua" — nunca visível da Terra. As informações, segundo a Nasa, devem subsidiar pesquisas sobre a superfície do satélite natural.

“A tripulação fotografou e descreveu características do terreno, incluindo crateras de impacto, antigos fluxos de lava e rachaduras e cristas na superfície formadas à medida que a Lua evoluía lentamente ao longo do tempo. Eles também notaram diferenças de cor, brilho e textura, que ajudam os cientistas a entender a composição e a história da superfície lunar”, disse a Nasa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado