Greve dos ferroviarios chega ao fim.

Os ferroviários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em todo o país retomam suas atividades nesta quinta feira, 21, após 36 dias de paralisação. Aqui na Paraíba, a decisão foi tomada na tarde desta quarta feira, 20, em Assembleia da Categoria, realizada na Estação João Pessoa. Os ferroviários decidiram terminar a greve após o Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcar para o dia 26 de junho o julgamento do dissídio Coletivo.

De acordo com a Seção Especializada em Dissídios Coletivos (SDC) do Tribunal Superior do Trabalho a sessão extraordinária será realizada na próxima terça-feira (26) para julgamento dos dissídios coletivos entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e os sindicatos de ferroviários e metroviários de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e da Zona da Central do Brasil (RJ).

O primeiro dissídio (DC 5381) foi instaurado pela CBTU, que pede que o TST declare a ilegalidade da greve deflagrada pela categoria no dia 14 de maio. No segundo (DC 5881), são os sindicatos que pedem que o Tribunal defina índices de reajuste salarial e cláusulas sociais. A pauta única de reivindicações contém 115 cláusulas e pede a fixação de piso salarial de R$ 1.985, reajuste salarial com base no índice DIEESE acumulado desde a última data-base e aumento real de 10%.

Desde o ajuizamento do primeiro processo, em maio, foram realizadas duas audiências de conciliação e julgamento – a primeira com a vice-presidente do TST, ministra Maria Cristina Peduzzi, e a segunda com o relator dos processos, ministro Márcio Eurico Vitral Amaro.


Com o fim da greve os trens voltam a realizar 28 viagens diárias entre os municípios de Cabedelo, João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, iniciando a operação comercial às 04h25 e encerrando às 19h30. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem