O Brasil celebra o
marco histórico da abertura de 500 novos mercados internacionais em mais de 80
países, no período entre 2023 e 2025, sob a liderança do Ministério da
Agricultura e Pecuária (MAPA) e com a participação da ApexBrasil, do Ministério
das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Indústria, Comércio e Serviços
(MDIC). As novas aberturas de mercados já resultam num total de US$ 3,4 bilhões
em exportações brasileiras.
Em um cenário mundial
de incertezas, a diplomacia presidencial levou o país a vencer barreiras por
meio do diálogo e de intenso trabalho, que resultou em mercados alternativos
para os produtos brasileiros. “Essa conquista é fruto de uma atuação articulada
entre ApexBrasil, MAPA, MRE, MDIC e setor privado. Esses atores trabalharam
juntos para identificar potenciais mercados, mapear oportunidades, conectar
exportadores e importadores e criar um ambiente favorável aos negócios”,
destacou o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
De acordo com o
ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, a ampliação de destinos para
os produtos brasileiros representa um impacto direto estimado em US$ 3,4
bilhões para as empresas do setor, fortalecendo a competitividade do país no
comércio exterior e consolidando uma política assertiva de expansão comercial.
“Em 2023, o presidente Lula colocou como meta abrir 200 novos mercados e
restabelecer boas relações diplomáticas. E agora, três anos depois, chegamos a
500. Isso mostra o esforço de toda uma equipe e a confiança que os países têm
no padrão sanitário brasileiro. Cada abertura traz mais renda para o campo,
mais oportunidade para quem produz e mais reconhecimento para os nossos
produtos”, comemorou o ministro.
Os 500 mercados abertos
em mais de 80 países têm potencial de exportação de mais de US$ 37,5 bilhões
por ano, de acordo com estimativas do MAPA. Cada país pode ter vários mercados
para diferentes tipos de produtos. Entre os itens habilitados nesses novos
mercados, destaque para carnes, algodão, frutas, pescados entre outros.