MONTEIRO TV AO VIVO

Prefeitura de Monteiro libera feira livre, com restrições

A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, decidiu na tarde desta quinta-feira, 16, liberar o comércio de frutas e verduras no centro da cidade, mas pede que comerciantes colaborem e cumpram as restrições.

A Prefeitura de Monteiro anunciou o retorno do funcionamento da Feira Livre, a partir deste sábado dia 18, para tanto serão tomadas algumas medidas com o intuito de coibir a chegada da doença no município.

De acordo com as novas normas, as barracas devem ter uma distância mínima de um metro e meio entre elas, e a proibição de comerciantes que se enquadrem nos grupos de risco como: gestantes, lactantes, idosos e portadores de doenças crônicas.

“A decisão leva em consideração as recomendações do Ministério da Saúde e decretos do Governo Estadual. Sabemos das dificuldades da população que consome os produtos e dos próprios comerciantes, mas renovamos o apelo para que todos os cuidados sejam tomados. Temos que ter consciência que saindo de casa não nos colocamos somente em risco, mas toda a família”, disse a prefeita Anna Lorena.

A Secretaria Municipal de Saúde aconselha que todos sigam ao máximo as recomendações abaixo:

FEIRANTES:

Higiene Pessoal:

Manter rigoroso asseio individual durante a produção e a jornada de trabalho;

Utilizar uniformes limpos (blusa ou jaleco, proteção total para cabelos e calçados fechados);

Manter as mãos sempre limpas, antes do início e durante a jornada de trabalho;

Utilizar o álcool 70% para reduzir o risco de contaminação através das mãos;

Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e boca com o braço.

Durante o atendimento aos clientes:

Em cada banca, deverá ter uma pessoa apenas para lidar com dinheiro e outras com os produtos.;

Antes e após a manipulação de dinheiro ou outros objetos, deverão aplicar nas mãos álcool a 70%;

Reduzir um tabuleiro para quem possui dois ou mais tabuleiros, mantendo vago o espaço do tabuleiro subtraído, de forma a permitir maior distância entre feirantes e consumidores;

Usar máscaras faciais durante todo o período de trabalho;

Alimentos prontos para consumo somente poderão ser comercializados embalados para viagem. Não será permitido consumo no local propiciando aglomerações;

Alertar aos consumidores para não tocarem nos alimentos expostos, superfícies, utensílios e equipamentos;

Lavar bancas e demais equipamentos com água e detergente neutro, sempre bem enxaguados;

Após lavagem das bancas e equipamentos, borrifar com solução clorada (1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água). Deixar secar naturalmente;

Manter o ambiente de trabalho rigorosamente limpo e organizado;

Conservar limpas todas as superfícies de contato com alimentos como bancadas, tabuleiros, mesas e demais instrumentos de trabalho;

Manter os alimentos protegidos utilizando tampas ou filmes plásticos;

Obedecer rigorosamente o horário estipulado para o funcionamento da feira e adotar comportamento cidadão, acondicionando o lixo resultante do seu trabalho em sacos plásticos fechados, diminuindo assim o tempo de trabalho dos garis e consequentemente sua permanência em vias públicas.

CONSUMIDORES:

Compra cidadã é adquirir apenas o necessário para si e sua família;

Evitar tocar em produtos expostos pelos feirantes ou pessoas próximas, manter distanciamento social;

Não leve crianças a feira e tente ajudar com as compras de pessoas de risco da sua comunidade;

Use máscaras todo o tempo que estiver fora de casa. Adote medidas adicionais de limpeza e higiene como por exemplo, roupas e calçados devem ser lavados a cada uso.

Em casa, os alimentos comprados devem ser lavados com água e sabão, após devem ser sanitizados com solução clorada na proporção de 01 litro de água para 01 colher de sopa de água sanitária. Deixar os alimentos nesta solução por 15 minutos e enxaguar com água corrente. Este procedimento deve ser feito antes de guardar os alimentos nas fruteiras ou geladeira.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.