Programa Leite da Paraíba preocupa empresas e produtores .

O futuro do Programa Leite da Paraíba, onde alguns lacticínios e fornecedores estão sendo investigados pela Polícia Federal, Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União, é um dos assuntos que tem deixado algumas empresas e produtores que não tiveram envolvimento com as denúncias e estão fora destas investigações.

Preocupado com o futuro do Programa, Luciano Macêdo externou sua preocupação ao Portal VITRINE DO CARIRI, que segue abaixo reproduzido na íntegra:
Em decorrência de uma ação de investigação conjunta pela Polícia Federal, MPF, CGU e TCU por suposta irregularidade na qualidade do leite, mencionada na investigação por alguns laticínios e produtores, desencadeou um problema de grande proporção que possa levar a sucumbir o programa, as empresas e produtores que não foram inseridos na investigação estão amargando o maior desabor que uma instituição pode passar.

Veja, o MDS e FAC deixam de pagar há 04 (quatro) quinzenas aos pequenos produtores da agricultura familiar, e no período de seca imensurável no nosso cariri, consequentemente diminuem a produção/leite e as pequenas usinas como é o caso de Amparo, Cabaceiras, Gurjão, Monteiro, Prata, Sumé e Zabelê não tem suporte para aguentar um tempo muito grande sem receber dinheiro e processar uma quantidade mínima que der para cobrir os seus custos que é grande nesta atividade o que pode ocasionar demissão em massa dos seus funcionários e parar de forma definitiva as suas atividades.


O Programa Leite da Paraíba é ainda no nosso Estado a maior atividade sócio econômica do setor primário e que promove inclusão social. Mas há interrogação - a FAC institucionalmente autorizou através de oficio a produtores e laticínios não envolvidos a continuar a distribuição a 128.000 famílias carentes no nosso Estado, mas não tem uma definição de quando vai começar a pagar, mesmo com valores pagos ao leite hoje defasados em relação aos custos de produção.


É lamentável no período de emergência, não termos das autoridades envolvidas uma definição de como isso vai ficar. Esse Programa representa para Paraíba uma movimentação de recursos com os pequenos produtores de leite das pequenas cidades paraibanas em R$ 100.000.000 (cem milhões) reais/anuais. Estamos clamando junto às autoridades e políticos que se pronuncie a respeito do assunto antes que sejam tarde demais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Monteiro

Mantenha-se informado